terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Evolução do motor a vapor




1601- O italiano Giovanni Batista della Porta, publica o projeto de uma máquina para bombear água, utilizando a pressão do vapor.
1629- Giovanni Branca, químico italiano constrói um motor, onde um jato de vapor movimentava uma turbina.

1663- Surge uma necessidade: No norte da Inglaterra o carvão de pedra (antracita) é retirado de minas cada vês mais profundas. As galerias destas minas se enchem de água, a qual é removida por intermédio de baldes e cordas. Atento ao problema Edward Somerset, Marques de Worcester constrói um dispositivo movido a vapor, que remove 100 litros de água, em cada descarga que ocorre a cada 4 minutos.

1680- Sir Isaac Newton, físico inglês esboçou uma carruagem movida á vapor, usando o princípio de Giovanni Branca.

1690- O francês Denis Papin utiliza a condensação do vapor sob um embolo para produzir sucção. Neste motor a caldeira e o cilindro do motor são a mesmo componente.
1712 - MÁQUINA A VAPORThomas Newcomen patenteia uma máquina a vapor
1745 - GARRAFA DE LEYDEConsiderada o primeiro "condensador" é criada paralelamente em experiências independentes de Edwald Von Kleist e Pieter Van Munchembroek. Foi a primeira vez que se armazenou energia.
1752 - PÁRA-RAIOS
1769 - MÁQUINA A VAPOR, de Watt
1800 - PILHA, de Alessandro Volta
1829 - INTERRUPTORSurge primeiro interruptor de circuito a partir do funcionamento do relé elétrico, inventado por Joseph Henry

1831 - MOTOR ELÉTRICOMichae1837Instalado o primeiro telégrafo da Inglaterra
1838-O americano Samuel Morse desenvolve o código que leva o seu nome, tão importante para o uso comercial do telégrafo
1839-Motor elétrico é testado em um barco
1840-Tentativas de iluminação pública com lâmpadas a arco
1840 - FUSÍVELJames Joule inventa o fusível, a partir de suas pesquisas sobre resistência elétrica
1844-Primeira linha telegráfica de Samuel Morse liga Washington a Baltimore.
1844-A Place de La Concorde, em Paris, é iluminada por lâmpadas a arco
1850 - MÁQUINA DE COSTURA SINGERIsaac Singer produz a máquina de costura operada com os pés, deixando as mãos livres para trabalhar com o tecido. Em 1930, a máquina seria aperfeiçoada com o motor elétrico.
1851 - AR CONDICIONADO e REFRIGERADORO médico John Gorrie planeja um sistema para refrescar seus pacientes, abrindo caminho para o aperfeiçoamento do ar condicionado e do refrigerador.
1852-Primeiro sistema de iluminação a gás brasileiro, no Rio de Janeiro
1853-O governo do estado de Nova Iorque cria uma companhia hidrelétrica nas cataratas de Niagra, que eventualmente constrói canais para gerar eletricidade.
1859 - BATERIA RECARREGÁVELGaston Planté apresenta a primeira bateria recarregável.
1859 - PetróleoEdwin Drake consegue fazer jorrar um poço, na Pensilvânia, Estados Unidos. O petróleo apresentava vantagem em relação ao carvão para produzir energia.
1866 - PILHA SECAO químico francês George Leclanché apresenta uma "pilha seca", similar a pilha atual, de 1,5 volts.
1866Instalação do primeiro cabo telegráfico transatlântico. O número de cabos submarinos metálicos continuou crescendo, mas ainda se limitavam à transmissão de mensagens telegráficas.
1869 - MOTOR ELÉTRICO DE GRAMMEGramme projeta um motor que gerava corrente elétrica intensa, num fluxo estável, e sua máquina é usada para fins industriais.
1870- A companhia alemã Siemens realiza experiências com motores elétricos fortes o bastante para puxar um trem.
1873Descoberto o Selênio, que, mais tarde, possibilitaria
l Faraday desenvolve um tipo bem simples de motor elétrico, ao mesmo tempo que Joseph Henry também trabalha com a ideia. Muitos outros cientistas como Nikola Tesla, Zènobe Gramme e outros trabalharam no aperfeiçoamento e na criação do motor elétrico. Em 1837, o americano Thomas Davenport patenteia um motor elétrico com corrente contínua.
1876 - TELEFONEAlexander Graham Bell faz a experiência que marca a invenção do telefone, e que vinha sendo desenvolvida paralelamente por outros cientistas.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Motor a vapor


O motor mostrado é um motor a vapor de dupla atuação porque a válvula permite vapor sob alta pressão entrar alternadamente em ambos os lados do cilindro
Você pode ver que a válvula corrediça é responsável por permitir que o vapor em alta pressão entre em qualquer lado do cilindro. A haste de comando da válvula é geralmente conectada a uma ligação com a cruzeta, de modo que seu movimento faça a válvula funcionar deslizando. Na locomotiva a vapor, este arranjo também permite ao maquinista fazer o trem dar ré.
Você pode ver neste diagrama que o vapor, depois de usado, é simplesmente expelido, saindo para a atmosfera. Esse fato explica duas coisas sobre locomotivas a vapor:
por que se deve carregar água na estação - a água é constantemente perdida com a descarga de vapor.
o som "tchu-tchu" que vem da locomotiva - quando a válvula abre o cilindro para liberar a descarga de vapor, este escapa em pressão muito alta, fazendo o som "tchu" quando sai. Quando o trem dá partida, o pistão se move muito lentamente, mas quando o trem começa a andar o pistão ganha velocidade. O efeito disto é o "tchu... tchu... tchu... tchu-tchu-tchu-tchu" que ouvimos quando o trem começa a se mover.
Numa locomotiva a vapor, a cruzeta normalmente se liga a uma haste motriz, e daí às hastes de acoplamento que acionam as rodas da locomotiva.
No diagrama apresentado, a cruzeta é conectada à haste motriz que, por sua vez, se conecta a uma das três rodas motrizes. As três rodas são conectadas por hastes de acoplamento de modo que girem em uníssono, juntas.