segunda-feira, 29 de março de 2010

Etapas do sistema digestório


1. Na boca, os alimentos começam por ser cortados e moídos pelos dentes. Ao mesmo tempo, são misturados com as secreções das glândulas salivares.

2. Após a passagem pelo esófago, os alimentos atingem o estômago, onde são trabalhados durante várias horas pelas contracções deste órgão. O estômago produz ácido clorídrico e enzimas gástricas que actuam sobre os alimentos já mastigados.

3. No intestino delgado, com o comprimento de 7 metros, intervêm a bílis, produzida pelo fígado e armazenada na vesícula, assim como os sucos digestivos segregados pelo pâncreas e pelo próprio intestino. Os alimentos são transformados em aminoácidos, em açúcar e em ácidos gordos que passam para o sangue para alimentar o organismo. As vitaminas são absorvidas da mesma maneira.

4. Os dejectos não utilizáveis são armazenados no cólon, submetidos a fermentação pelas bactérias intestinais, desidratados e depois eliminados nas fezes.

12 comentários:

  1. vcs sal varao minhas notas na escola vlw

    espero q façao mas deses trabalhos vlw galera

    ResponderExcluir
  2. eita Felipe...precisa de aulas de portugês e n de biologia kra...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as pessoas deviam cuidar cada um da sua vida

    ResponderExcluir
  4. A digestão começa na boca, depois a saliva faz com que o alimento vire uma pasta, chamada BOLO ALIMENTAR.
    Depois disso, a comida segue no canal da faringe, chegando ao estômago, que faz um liqúido chamado SUCO GÀSTRICO.
    Depois de algumas horas, o bolo alimentar vira uma massa acedificada chamada QUIMO, que depois o estomago o guia até o intestino delgado.
    No intestino delgado, é absorvido todos os nutrientes, e o quimo é misturado com as enzimas digestórias e as secreções do pancêas e do fígado, e o que não foi aproveitado vai para o intestino grosso, que é o final da digestão.
    No intestino grosso, e absorvido a água e os sais minerais, e o que não foi aproveitado se chama FEZES, que segue do reto pro anûs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D valeuu fico mais facil e pratico de entender :P

      Excluir
    2. acho que só faltou acrescentar o esôfago mais de resto esta tudo OK! :D

      Excluir